<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Persea pyritolia

Família: Lauraceae

Nomes populares: abacateiro-do-mato, maçaranduba (MG, SC), canela-rosa, pau-andrade (SC).

Características: Altura de 10-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas esparsas, um pouco hirsutas ou glabras na página superior e hirsutas na inferior, de 12-15 cm de comprimento por 6-8 cm de largura.


Ocorrência: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, principalmente nas formações de altitude. Existem pelo menos duas variedades morfológicas dessa espécie.

Utilidade: A madeira é própria para marcenaria e construção civil, confecção de móveis, folhas faqueadas decorativas, revestimentos internos, etc. A árvore é exuberante e possui qualidades ornamentais, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Seus frutos são avidamente consumi os por várias espécies de pássaros, sendo por essa razão, muito indicada para plantios em áreas degradadas de preservação permanente.


Fenologia: Floresce a partir do final do mês de outubro, prolongando-se até novembro. Os frutos amadurecem em janeiro-março.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deixá-los secar à sombra para reduzir a umidade da polpa, não havendo necessidade de despolpá-los. Um quilograma de frutos assim preparados contém aproximadamente 6.200 unidades. A viabilidade das sementes é curta, não ultrapassando 90 dias.

Produção de mudas: Colocar os frutos para germinar, logo que colhidos e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; cobri-los com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 25-40 dia e, o índice de germinação é geralmente baixo.

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 5-7 cm, as quais ficarão prontas para plantio no local definitivo em 9-10 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é lento, dificilmente ultrapassando 3 m aos 2 anos.

 



Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©