<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Existem diversos tipos de adubos orgânicos, de origem animal, vegetal e agro-industrial, recomendados para utilização no cultivo orgânico e, de maneira geral, deve-se atentar para a origem e a qualidade dos mesmos. A legislação permite, em situações especiais, a utilização de alguns adubos minerais na produção orgânica, tais como sais de micronutrientes, sulfato de potássio e de magnésio e ácido bórico. Contudo, há a necessidade de autorização prévia da instituição certificadora e só se recomenda a aplicação indireta (via composto ou biofertilizante) desses produtos.

 

Torta de mamona


Segundo Kiehl (1985), a torta de mamona pode ser utilizada com efeitos semelhantes à torta de cacau, por apresentar um teor de N na faixa de 3,0 a 5,0% e um teor de P e K na faixa de 1,5 a 3,0%.
Por se tratar de um produto relativamente caro, seu emprego se justifica apenas como inoculante das pilhas de composto, numa proporção de 30 a 50 kg para cada metro cúbico de composto recém-montado. Neste caso, pode-se dispensar o uso de outro inoculante, como o esterco animal (mais comumente usado), de forma a obter um produto final a custo compensador.

Composição:

Material M.O N(%) C/N P2O5(%) K2O(%)
Torta de Mamona 92,20 5,44 10/1 1,91 1,54

Fonte: KIEHL (1985).


 

Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©