<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Figueira-vermelha (Ficus clusiifolia=citrifolia)


São muitas as espécies de figueiras (ou gameleiras) pelo mundo, onde são 1.000 espécies e pertencentes à família Moráceas. Estas possuem um dos sistemas de reprodução mais curiosos da natureza. Suas flores encerradas nos sincônios, não tem contato direto com o pólen não pode ser transferido de uma planta para outra espontaneamente. Uma das nativas do Brasil é a figueira-vermelha, sendo na categoria "estranguladoras". Ocasionalmente germinam sobre outras árvores, e comportam-se como epífitas até que suas raízes alcancem o solo. Então as raízes engrossam, crescem em volta da árvore hospedeira, até que a sufocam por apertamento e destruição dos feixes vasculares e a matam. Seus frutos são pequenos e carnosos. Encontrada em MG, MS e GO. Também conhecida como figueira-roxa.
Outra figueira brasileira é a gameleira-branca (Ficus gomeleira) do centro-oeste e sul do país.

Espécies exóticas, oriundas da Índia e introduzidas no paisagismo brasileiro são a bonsai (Ficus microcarpa), falsa-seringueira (Ficus elastica), figueira-benjamim (Ficus benjamina) e ainda outras como a figueira-trepadeira ou hera (Ficus pumila) que a usam como trepadeira em muros e paredes de casas em inúmeros países. Com a bonsai se faz árvore em miniatura. A figueira-benjamim é cultivada por sua folhagem brilhante e delicada. Em pequenos vasos fica em pequeno tamanho mas com espaço, pode ultrapassar os 20 m de altura.
As figueiras orientais narradas nos tempos bíblicos são as Ficus doliaria, F. pandurata e F. utilis.
O figo que é um fruto seco, tem aplicação contra calos, caspa, constipação intestinal, expectoração, feridas, doenças na garganta e inflamações em geral.
As figueiras nativas e exóticas na forma de árvores, possuem grandes raízes, que acabam por destruirem muros, pavimentos e quebram canos com facilidade. Sem contar que certas espécies com seu peso, não resistem bem contra fortes ventanias. Ainda assim são bem utilizadas no plantio em praças.
Figueira é também nome de uma cidade do PR.
Em anexo a figueira-vermelha e a exótica figueira-benjamim.

Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©