<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Murta (Myrtus communis)


Pequena planta da família Mirtáceas, muito utilizada no paisagismo no mundo todo. Nativa do sudoeste da Europa e do norte da África. São arbustivas com vários ramos, de folha persistente que podem crescer até 5 m de altura. Suas folhas são coriáceas e verde-escuras e medem de 3 a 5 cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de largura. Possui cheiro geralmente considerado agradável quando esmagadas devido ao seu óleo essencial. Floração em maio - julho onde suas flores são brancas, mas podem variar para o rosado. O fruto é uma pseudobaga carnuda, elipsóide, contendo várias sementes. A murta é bem utilizada no paisagismo urbano no Brasil, notadamente no plantio em calçadas por ser pequena e não ter perigo de danificar passeios, muros e outros. Também tem aplicação alimentar (como licor), cosmética (óleo de suas folhas) e medicinal.
Também conhecida por murta-comum, mirta, mirto, murta-cheirosa, murta-cultivada, murta-das-noivas, murta-do-jardim, murta-verdadeira, murteira, murtinheira, murtinho e murto.
Também é chamado de murta-de-cheiro um outro arbusto (Murraya paniculata), mas de outra família (Rutáceas), igualmente de pequeno porte e bem usada no paisagismo. Originária do sudeste asiático.

 

Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©