<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Aspidosperma macrocarpon

Família: Apocynaceae

Nomes populares: guatambu-do-cerrado, guatambu, peroba-cetim, pereira, pau-pereira, muirajuçara.

Características: Planta altamente lactescente de 8-18 m de altura, com tronco de 25-35 cm de diâmetro. Folhas denso-tomentosas, de 15-20 cm de comprimento.

Ocorrência: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, em áreas de cerrados e cerradões.

Utilidade: Moderadamente pesada (densidade 0,79 g/cm), compacta, de fibras entrecruzadas, grã fina, de boa resistência ao apodrecimento. Utilidade - A madeira é própria para a construção civil e naval, cabos de ferramentas, dormentes, marcenaria e carpintaria, confecção de peças flexíveis e xilografia. A árvore é bastante ornamental pela sua copa e folhagem prateada, principalmente quando com folhas novas.

Pode ser aproveitada para o paisagismo em geral e para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.


Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro, com a planta quase totalmente desprovida da folhagem. Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 700 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 4 meses.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em embalagens individuais contendo substrato argílo-arenoso. Cobri-las apenas levemente com substrato peneirado e irrigar diariamente; para evitar o descobrimento das sementes durante a irrigação, cobrir as embalagens com saco de estopa. A emergência ocorre em 10-25 dias e, a taxa de germinação é geralmente baixa.

O desenvolvimento das mudas é lento, somente ficando prontas para o plantio no campo depois de 8 meses de viveiro. O desenvolvimento das plantas no campo é também lento.

Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©