<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> AOMS
Mapa do Site:
Colaboradores
 
 

Tapirira marchandii

Família: Anacardiaceae

Nomes populares: pau-pombo, fruto-de-pombo.

Características: Altura de 8-12 m, dotada de copa globosa e tronco curto de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, com 2-4 jugas; folíolos de 8-12cm de comprimento por 5-7 cm de largura.

Ocorrência: Pará até São Paulo e Minas Gerais na floresta latifoliada semidecídua.

Utilidade: A madeira é própria para construção naval, marcenaria e carpintaria. A árvore proporciona boa sombra e apresenta características ornamentais, podendo ser usada com sucesso no paisagismo rural. Seus frutos são avidamente procurados pela avifauna, principalmente pelo pombo silvestre, razão pela qual não pode faltar na composição dos reflorestamentos heterogéneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. As flores são metíferas.


Fenologla: Floresce durante os meses de setembro-outubro. Os frutos amadurecem a partir de janeiro, prolongando-se até fevereiro.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida despolpá-los manualmente e lavá-los em água corrente dentro de uma peneira. Após a separação das sementes deixá-las secar à sombra. Quando destinados à semeadura no próprio local, não há necessidade de despolpá-los, semeando-se os próprios frutos como se fossem sementes. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 5.100 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é curta, não ultrapassando 60 dias.

Produção de mudas: Colocar as sementes ou Írutos para germinar, logo que colhidos e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobrir as sementes com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes por dia. A emergência ocorre em 15-30 dias e, a taxa de germinação geralmente é elevada.

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para plantio no local definitivo em 4-5 meses.


Parceiros

Ensino Superior na Fatec Internacional.
Promoção Imperdivel

 
Blog's
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Direitos reservados a AOMS.©